Estamos vivendo num tempo em que o cuidado com a saúde está sendo levado mais a sério.

As pessoas estão se preocupando mais em ter uma vida saudável e o retrato disso é o número de pessoas que procuram uma academia para praticarem algum exercício, ou que contratam um personal trainner para ajudá-las a criarem um hábito de fazerem exercício.

E uma das práticas de exercícios que estão em mais evidência no momento é o Crossfit.

São mais de 11.000 academias de Crossfit espalhadas pelo mundo, ganhando cada vez mais adeptos.

Certamente você deve conhecer alguém que já te chamou para fazer o Crossfit, ou então alguém que se diz viciado em fazer Crossfit.

Talvez você tenha deixado de lado, desdenhado do convite, mas acontece que essas pessoas estão fazendo um bem danado às suas saúdes e você poderia levantar da cadeira agora e seguir o mesmo passo.

O Crossfit oferece diversos benefícios para o corpo e é isso que este texto mostrará para você.

Afinal, o que é Crossfit?

O que é Crossfit

Crossfit é uma marca registrada internacionalmente por uma empresa, a CrossFit Inc., que, através de cursos de treinamento, aplica os princípios sobre a metodologia de trabalho, abordando alguns tipos de condicionamento físico, a partir das ideias criadas pelo preparador físico Greg Glassman.

Trata-se, simplificando, de um treinamento com exercícios de levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e atividades de condicionamento metabólico, como corrida, ciclismo e remo.

Os 7 benefícios do Crossfit

1 – Queima de calorias

Um dos maiores benefícios do Crossfit é a capacidade que ele oferece para queimar altas quantidades de caloria num curto espaço de tempo.

Um exercício pode durar cerca de 10 a 20 minutos, mas a taxa que queima calorias permanece elevada muito tempo depois de você ter terminado o exercício.

Portanto, até quando você estiver descansando, você queimará calorias.

2 – Torna o corpo mais flexível

A flexibilidade é um fator fundamental para o bom funcionamento do corpo, pois ele é responsável por aumentar o campo de mobilidade do corpo, facilitando a execução de diversos exercícios.

Isso faz com que a flexibilidade aumente graças aos exercícios de alongamento, com repetições e dos próprios movimentos praticados na aula.

Com uma maior flexibilidade do corpo, fica mais fácil prevenir lesões, como estiramento dos músculos.

3 – Excelente condicionamento cardiorrespiratório

Crossfit ajuda no condicionamento cardiorrespiratórioDurante o exercício o seu batimento cardíaco permanecerá alto, isso faz com que o seu condicionamento aumento.

Estudos mostram que o batimento cardíaco dos alunos de Crossfit se eleva até 90% do máximo da taxa de batimento cardíaco. O ideal é ter essa taxa entre 64 a 94%.

Os estudos também comprovaram que os indivíduos obtiveram 80% de oxigênio quando estavam fazendo exercícios de alta intensidade.

Para melhorar a resistência cardio e a composição corporal, é sugerido valores entre 40 e 85%.

4 – Fortalece e tonifica os músculos

Um dos maiores motivos para que o Crossfit se tornasse popular é a sua eficiência em tonificar os músculos do corpo.

Para quem não gosta de musculação e procuram atividades alternativas para malhar o corpo, o Crossfit se mostra ideal.

Os treinos de alta intensidade unidos a curtos intervalos de execução são os responsáveis por otimizar o tempo e garantir que o corpo trabalhe até o limite.

Um exemplo é o uso dos pneus, que diversificam o treino e ajuda a utilizar o máximo de carga durante os exercícios.

Artigo útil: 5 motivos porque você deve viajar constantemente

5 – Melhora o condicionamento físico

Se tratando de um treino intenso, trabalhando todas as partes do corpo, o Crossfit é uma atividade física perfeita para melhorar o condicionamento físico, que está diretamente relacionado à capacidade de executar exercícios sem muito esforço e sem lesionar o corpo.

Intensificando os treinamentos, os exercícios serão feitos de forma mais natural, tornando os movimentos fluídos e sem exigir tanto esforço.

6 – É motivador

Os treinamentos diferentes todos os dias jogam o tédio para longe.

Nele você trabalha empurrando pneus, levantando barras, fazendo movimentos ginásticos e o melhor de todos, se superando dia após dia, fazendo coisas que você nunca imaginou que pudesse fazer.

Veja um exemplo de alguns exercícios de Crossfit:

7 – Alivia do estresse

Trabalhando o corpo todo, o Crossfit é o responsável por liberar diversos hormônios de prazer no corpo. Essas substâncias melhoram o humor e promovem o aumento da sensação de bem-estar.