Para quem busca uma alimentação equilibrada e nutritiva, o consumo de frutas vermelhas é fundamental já que seus nutrientes promovem uma boa saúde e o melhor desempenho do organismo.

Assim como as folhas verdes, as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes que ajudam o corpo a eliminar os radicais livres que em excesso podem trazer diversos problemas para a saúde, como a retenção de líquido, acúmulo de gordura, enfraquecimento do sistema imunológico, etc.

E nesse artigo será mostrado as 6 melhores frutas vermelhas que você deve consumir frequentemente para uma saúde e bem-estar melhor.

1- Morango

Morango

Uma das melhores frutas que existe. O morango é excelente para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento porque cada morango tem aproximadamente 5 calorias.

Por ser rica em vitamina C faz o morango ser ótimo para a síntese de colágeno, que é uma estrutura importante na formação de ossos, cartilagem, músculos e vasos sanguíneos.

Além disso, a vitamina C do morango também atua no sistema imunológico e no sistema nervoso central.

Vale destacar que o morango pode ser um bom estimulante sexual feminino natural, já que suas substâncias aumentam o fluxo sanguíneo do corpo, especialmente para as regiões genitais da mulher. Com isso aumenta-se a excitação da mulher, além da lubrificação vaginal.

2- Melancia

Melancia

A melancia é um das mais deliciosas frutas que existe. Devido ser rica em água, potássio e magnésio faz a fruta ser um excelente diurético natural.

Assim como o morango, a melancia é rica em vitamina C. A vitamina C presente na fruta trabalha contra o acúmulo de colesterol nas artérias, diminuindo assim algumas doenças cardiovasculares como a arteriosclerose e a hipertensão arterial.

É interessante destacar que a parte vermelha da melancia é rica em carotenoides antioxidantes, betacaroteno e licopeno que protegem a pele dos efeitos nocivos do sol. A parte verde clara (próxima da casca) também é importante porque é rica em nutrientes e por isso deve ser consumida sempre que possível.

3- Cereja

Cereja

Pouco falada entre as pessoas, a cereja é uma das frutas mais nutritivas que existe. A cereja é fonte de vitaminas e minerais como; vitamina A, B1, B2, C, Niacina, ferro, cálcio, fósforo, lipídeos e flavonoides.

A vitamina A presente na cereja desempenha um papel importante na manutenção da visão, saúde neurológica, pele saudável e muito mais.

Além disso, a vitamina A presente na cereja tem propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres, que causam danos nos tecidos e células.

4- Maçã

Maçã

Uma das frutas mais consumidas do mundo, a maçã traz muitos benefícios para a saúde. Elas são muito nutritivas e excelente fonte de vitaminas e minerais como vitaminas A, B1, B2, niacina, vitaminas C e E, pectina e sais minerais como fósforo, magnésio, enxofre, potássio e ferro.

O consumo regular de maçã pode trazer os seguintes benefícios:

  • Melhora o sistema nervoso;
  • Contribui para um sono tranquilo;
  • Hidrata o corpo e repõe as energias;
  • Ajuda a desintoxicar o fígado de toxinas;
  • Melhora o funcionamento cerebral;
  • Previne o mal de Alzheimer;
  • Previne o entupimento das artérias;
  • Previne a infecção da garganta;
  • Evita a indigestão;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Purifica o sangue.

Por isso, se você busca ser mais saudável é imprescindível a maça em sua alimentação.

5- Goji berry

goji berry

A goji berry é uma fruta de origem chinesa que se tornou muito popular nos últimos anos. O motivo é devido seus benefícios.

Aqui no Brasil, a goji berry pode ser encontrada fresca, desidratada ou até em forma de cápsulas, pra quem não aprecia o sabor.

Por ter propriedades antioxidantes, a goji berry é popularmente conhecida como o “Viagra chinês”, graças à sua atuação como estimulante da produção de hormônios e da função sexual.

Por esse motivo, muitos alimentos contra a disfunção erétil tem a goji berry como opção já que seu consumo pode melhorar a vida sexual do homem.

A goji berry também pode fortalecer o sistema imunológico, pois é rica em vitamina C e selênio. Além disso, a fruta também ajuda a emagrecer, pois é pobre em calorias e melhora a digestão, dando a sensação de saciedade.

É interessante avisar que um estudo internacional mostrou que adultos mais velhos que comiam uma suplementação dietética diária de goji berry por 90 dias tinham menos hipopigmentação e menos drusas, ou depósitos amarelos, em seus olhos, ou seja, comer goji berry melhora a saúde da pele e dos olhos.

Para ver esse estudo, clique aqui!

6- Cranberry

Cranberry

A cranberry é uma fruta capaz de diminuir riscos de doenças cardiovasculares, melhorar a saúde do coração e muito mais.

Ela é capaz de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares graças aos seus altos níveis de polifenóis que agem prevenindo o acúmulo de plaquetas e diminuindo a pressão arterial com ações anti-inflamatórias.

A cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.

Os flavonoides presente na cramberry está inversamente relacionada a doenças do coração. Eles podem inibir a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade e, por conseguinte, reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose.

Além disso, a cranberry é capaz de desacelerar o crescimento de tumores que podem causar câncer de mama, ovários, próstata e especialmente de cólon. Exatamente por isso que seu consumo diário é incentivado.